Seguidores

terça-feira, 13 de julho de 2010

*UMA QUESTÃO DE CONSCIÊNCIA*


JORNAL A TARDE – SALVADOR/BA
15 DE JULHO DE 2008
Andreia Cerqueira, 16, aluna do Cefet, nunca procura os pais para conversar sobre sexo. Do outro lado, eles também não tentam o diálogo, mas Andreia não vê problemas no distanciamento. “Não incomodo minha mãe nem ela me incomoda com isso, e somos felizes. Não deixo de ter informação por causa disso”.
Camila Neves, 16, também do Cefet, conversa com a mãe sobre tudo. “Acho importante que, mesmo que haja algum bloqueio, a gente procure conversar com os pais. Eles são mais experientes e podem falar sobre certas coisas com uma profundidade que os amigos não são capazes de oferecer”.
No Brasil, o caso de Andreia é atípico. De acordo com a última pesquisa nacional sobre o comportamento sexual do brasileiro, de 2005, a família é a principal responsável por informação sobre prevenção para 83,8% dos garotos e 64,3% das meninas entre 16 e 19 anos, superando a televisão e a escola – outras fontes de informação mais citadas. O total de adolescentes no Brasil dentro dessa faixa etária, de acordo com o Censo de 2000, é de 14.420.683 pessoas, dos dois sexos.
CONSCIÊNCIA– Quanto às desculpas para não usar camisinha na primeira vez, elas podem ser resumidas em uma palavra: descuido. Segundo a pesquisa, 59,8% dos homens e 12,3% das mulheres entre 16 e 19 anos alegaram não ter preservativo na hora H, ou simplesmente ter esquecido.
“O problema do não-uso da camisinha nas faixas etárias mais jovens não é informação. É muito mais difícil, por exemplo, tentar conscientizar uma pessoa mais velha, porque a Aids não faz parte da geração dela. Para os mais jovens, a questão é de displicência”, afirma Steffan Nath, diretor-presidente da ONG Equipe Voluntária Brasil, que atua na sensibilização da população para a importância da prevenção da Aids. Para Nath, o álcool é um dos principais responsáveis pelos “acidentes”. Uma ou duas cervejas a mais e tem gente que cede ao impulso e deixa passar.

Fonte: JORNAL A TARDE
Saymon Nascimento

Cuidem-se
V.L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário