Seguidores

terça-feira, 13 de julho de 2010

*TIMIDEZ*


Quantas chances e oportunidades deixamos passar por causa da TIMIDEZ.
Pessoa tímida é aquela que não arrisca para não errar e sofre terrivelmente com a possibilidade de não ser bem-sucedido, sua alto-estima é muito baixa. O tímido tem a sensação de incapacidade constante, exige muito de si mesmo e consequentemente dos outros, tem pavor à críticas, pois piora ao seu (já escasso) amor por si mesmo.Trabalhar a timidez, além da terapia, é mudar os pensamentos em relação à vida, a forma como ele se posiciona diante do mundo. Prá mim, só existe uma saída: treinar a HUMILDADE. Humildade para ERRAR, para dizer NÃO SEI, para receber um NÃO, para ser QUESTIONADO, e sobretudo ARRISCAR.
O tímido vive em constante SOLIDÃO, não tem AMIGOS.
Há um questionamento do CHARLIE CHAPLIN: “..preciso de alguém que venha brigar ao meu lado sem precisar ser convocado, alguém amigo o suficiente para dizer-me as verdades que não quero ouvir, mesmo sabendo que posso odiálo por isso...”
Trabalhar a timidez é um exercício diário, colocando-se do mesmo tamanho das outras pessoas para que se possa interagir, pois é na convivência que nos “descobrimos”. Tem coisa mais maravilhosa e enriquecedora que se “descobrir?”
O tímido não questiona, não pergunta, tem medo de ser tolo e isso chega a impedi-lo de APRENDER. É “maravilhoso” perguntar.
“...aquele que pergunta, pode ser um tolo por cinco minutos. Aquele que deixa de perguntar, pode ser um tolo para ao resto da vida...” (Dr. Antonio Roberto – Terapeuta do comportamento humano).

PARA PENSAR: A dificuldade de se relacionar vem da crença que para se sentir amado tem que ser completo, nada poderá faltar, a aceitação do outro tem que ser total. Amar não é aceitar tudo. Onde tudo é aceito, desconfio que haja falta de amor. O tímido não ama por medo de ser rejeitado, na verdade, ele perde a chance de ser amado.


Cuidem-se!
V.L 

Nenhum comentário:

Postar um comentário