Seguidores

terça-feira, 13 de julho de 2010

*Sexualidade e diálogo entre pais e filhos.*


Trago aqui  um assunto que é tabu para muita gente e difícil para muitos pais e filhos abordarem, mas que é necessário para favorecer uma vivência saudável e minimizar consequências indesejáveis: a sexualidade na adolescência.
A dificuldade em falar sobre o tema na família é compreensível, afinal, a sexualidade é um assunto íntimo, em que a privacidade é importante e deve ser respeitada.
Porém, quanto mais pais e filhos dialogarem sobre isso, tanto mais diminuirão os riscos de gravidez precoce, AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
Muitas vezes, a comunicação só ocorre quando o problema já se instalou, aiiiii....
Seja por medo de não saber responder às perguntas, por constrangimento ou simplesmente por temer ou negar a sexualidade dos filhos, perde-se a melhor chance de criar um espaço confiável e confortável de troca de informações, de formação e transmissão de valores.


Para que esse espaço se crie, é importante entender que:
1) fugir do assunto não evita a vivência da sexualidade pelos filhos, mas pode favorecer uma vivência despreparada e desinformada;


2) o tema vai além de informações sobre prevenção de gravidez e DSTs, mas envolve relacionamentos, o comportamento dos adolescentes, práticas, atitudes e valores;


3) os pais não precisam saber responder tudo, mas quanto mais informações tiverem, melhor para eles e para os filhos. Tais informações podem ser buscadas em órgãos de saúde ou em sites confiáveis;


4) conversar sobre sexualidade não é interrogar nem expor experiências íntimas (em outras palavras, “contar tudo nos míiiiiiiinimos detalhes”). A intimidade deve ser preservada. Respeitar o tempo e a abertura de cada um no convívio diário ajuda a construir confiança. Comentar filmes, cenas de novelas, alguma reportagem ou artigo que se leu pode ser um bom começo! 
Que tal começar agora?!!

Cuidem-se!
V.L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário