Seguidores

sábado, 17 de julho de 2010

Os limites na adolescência


Você cresceu, virou um adolescente e agora  está perdido, sem saber até onde deve ir sua  liberdade..Quais são os seus limites?
 
Todos nós precisamos de limites ao longo da vida. Mas na adolescência essa questão fica aguda, porque o poder dos pais sobre os filhos diminui e há uma ampliação da disposição dos jovens em desrespeitar ordens.
Para impor limites, os pais precisam lidar com a própria dificuldade em tolerar a frustração dos filhos. Os pais acreditam que se o jovem fica frustrado é porque eles, pais, cometeram algum erro quando, na verdade, esse sentimento faz parte da bagagem humana. É impossível ser um adulto completo e normal sem ter vivido a experiência da frustração e, por conseqüência, da tolerância.
Para diminuir o conflito, os adultos devem explicar o motivo do "NÃO". Mas, mesmo que não consigam convencer a criança, devem manter a ordem. O "NÃO" é uma palavra poderosa e forte, que não pode ser banalizada ou usada com impertinência. Mas quando utilizada, é necessário fazê-lo com tranqüilidade e convicção.
Se os pais tentam impor limites que não têm firmeza para sustentar, dificilmente conseguirão se fazer respeitar, o que também leva à perda do respeito. Dizer que o filho nunca mais vai pegar o carro, por exemplo, é seguramente uma mentira. Colocar prazos impossíveis não serve como "rédea". Se eles não sabem até onde conseguirão sustentar determinada imposição, é preferível dizer: "você não vai sair de casa até segunda ordem".
Os limites a que os adolescentes devem ser submetidos são aqueles relacionados à sua sobrevivência e saúde física e mental. Os conflitos geralmente acontecem porque os filhos querem ir além do que os pais recomendam ou desejam.

Cuide bem de vc!
V.L.

Nenhum comentário:

Postar um comentário